sexta-feira, 26 de março de 2010

Músicas Infantis

A Mafaldinha, tal como a mamã, está a revelar-se uma grande apreciadora de música. Ou não tivesse ela ido assistir na minha barriga, a "Aida", concertos de Lenny Kravitz e Anastacia....

Então eu e o papá temos posto a tocar um cd de músicas infantis, e aprendemos as canções e cantamos para ela. E há músicas que nos intrigam especialmente... Vejamos....

Temos a famosíssima "atirei o pau ao gato e o gato não morreu". Esta é linda; então atiro um pau ao raio do gato e ele não morre?? Epá, mas que grande porcaria, era suposto morrer certo? Senão para que é que lhe atirava um pau??? Bem, mas a essa já se deu a volta, com "atirei o peixe ao gato e o gato não comeu..."

Temos uma que o cunhado adora....
"Naquela linda manhã estava a brincar no jardim. A certa altura a mamã chamou-me e disse-me assim:
- Não andes só a correr, tropeças sem querer, se cais ficas mal....
Respondi "pronto, está bem", depressa porém esqueci-me de tal.....
Não me lembro depois como foi, escorreguei, caí no chão; no joelho ficou um dói-dói, no nariz um arranhão... Procurei desde então ser melhor, por ser mau fui infeliz; faço agora tudo quanto a mamã me diz...."

Então analisemos esta..... para já a mamã disse que ele podia tropeçar e não escorregar, que foi o que aconteceu!!! A mamã disse TROPEÇAS; não disse escorregas.... O miúdo escorregou, não é a mesma coisa, não se devia sentir mal....
Depois "no joelho ficou um dói-dói e no nariz um arranhão". Quer dizer que um arranhão não é um dói-dói.... Um dói-dói pode ser um corte, um a nódoa negra, um hematoma...tudo, menos um arranhão.... E um arranhão pode ser uma ferida, uma laceração.... tudo menos um dói-dói...
O pior é que o miúdo podia ter sido um Obikwelu, um Fernanda Ribeiro (ela tinha bigode, certo???), e nunca mais na vida correu porque foi MAU e correu!!!!! Portanto correr é mau.... mesmo que sejas um potencial vencedor de medalhas nos Jogos Olímpicos, não corras!!!!

Sim, filha, tens um arranhão, deixa-te lá de mariquices que isso não é nenhum dói-dói.....

Outra música que acho mesmo do piorio é a da falua...

"Que linda falua, que lá vem, lá vem; é uma falua que vem de Belém.
Vou pedir ao sr. barqueiro que me deixe entrar, tenho filhos pequeninos não os posso sustentar.
Passará, não passará, mas algum ficará; se não for a mãe à frente é o filho lá atrás..."

O que se aprende? Podes ter muitos filhos mesmo que não tenhas dinheiro para os sustentar. Cravas e pronto. Se não te derem as coisas q queres, paciência, alguém se lixa.... Ou o filho que vai no fim da fila ou os outros todos. Porque se o que ficar para trás for o último da fila, só se lixa ela. Se for a mãe, que vai à frente, lixam-se todos porque ficam abandonados de vez e órfãos.
Mas qual é a desta gente fazer músicas para crianças em que uma mãe não pode sustentar os filhos hein??? E que há a possibilidade de os abandonar se o motorista da camioneta ou o pica do metro não lhes der uma borla????

E a do cavalinho de papel?
Afinal é "a correr xá lá lá" como eu e a minha irmã cantamos, ou é "a correr trá lá lá" como no CD?????

3 comentários:

Mim disse...

É a correr xa-la-la, de certeza, se no teu cd diz tra-la-la, está mal ;)

Quando a Pitoca foi para o quarto dela (aos 6 meses) não queria lá ficare chorava, eu comprei um cd, com musica chique, e ela deixou de chorar.

Anónimo disse...

Excelente inteligência a sua, sem dúvida alguma.

1 - sua análise: "a mãe disse tropeças, não escorregas"
verdadeira análise: "- Não andes só a correr, tropeças sem querer, se cais ficas mal...." - isto significa que se a criança estiver sempre a correr, poderá tropeçar e aí cair - podendo magoar-se (não consigo compreender como é que deduziu que a mãe disse que podia tropeçar, apenas não poderia cair)

2 - Não consigo compreender a gravidade da distinção entre "dói-dói" e "arranhão", dado as crianças com essa idade (mínimo pré-escolar) já conseguirem distinguir arranhões de hematomas (ou negras, como costumam chamar). Mas tudo bem, é comum os adultos falarem com miúdos de quatro, seis anos como se fossem bébés de dois.

3 - "a correr tra la la la"
"tra la la" sugere o trote, ou seja, ou seja, a maneira como o cavalo se desloca quando está em movimento.( e não xa la la)

Cumprimentos

MakingMoney disse...

Não atirei o pau ao gato-to
Porque isso-so
Não se fa-a-az
A mamã-ã-ã
Enisinou-me-me
A cuidar, a cuidar dos animais
MIAAAAAAUUUU