quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Regresso... e muitas novidades...

Pois é, 15 diazinhos antes do previsto, lá nasceu a nossa princesinha.
Fomos para o hospital às 9 da manhã com 2 dedos de dilatação, e depois de muito caminhar, e uma epidural falhada, lá nasceu às 21:55 do lindo dia 21 de Outubro!
Depois de muito caminhar e muito sofrer....Venham cá dizer "Ah não custa nada..." O caraças é que não custa....Já lá estive e sei bem como é... Custa muito as dores que temos, as contracções são o InFeRnO.... A expulsão em si não custa tanto, já estamos tão anestesiadas da dor, que nem dei por ela....Ou então doeu tanto que o meu cérebro quis que eu esquecesse....

O meu médico foi impecável, esteve até ao fim, a assistir-me, apesar de ter terminado o turno há algum tempo... Obrigada, Dr. Fernando!!!

Certo, certo, é que assim que a D. Felicidade (que nome tão próspero e de bom agoiro!!!) ma pôs ao peito, nua, roxa, suja.... apaixonei-me logo ali. Eu e o papá chorámos que nem doidos, e ainda agora choramos quando nos lembramos. É um momento único. Não melhorou o nosso mundo, ela tornou-se o nosso mundo! Cada segundo com ela é único, cada vez que olhamos para ela achamo-la cada mais linda que antes, como se fosse possível... Pronto, é a cara do papá, como não podia deixar de ser.... Eu carrego-a, eu sofro, e sai-me a cara do pai....Acho mal.... Mas tenho esperança que traga o meu feitio, eh eh eh....

domingo, 18 de outubro de 2009

Tanto tempo sem notícias.... e a última consulta!!!

Por motivos alheios à minha vontade, tenho estado sem net.... e em repouso, pois é....
A Mafaldinha estava cheia de pressa para conhecer os papás, e o médico achou por bem que a mamã ficasse em casa a descansar.
Então hoje lá fomos à última consulta com o nosso obstetra maravilhoso. Este mês engordei 3,5Kg... Eu, porque a Maffy engordou só 600g...
Está tudo bem com ela, é bem compridasuper comprida, tem a pernoca , deve estar quase com 51cm, e não chega a pesar 2,900Kg. O médico diz que é muito bom, porque assim custa menos o parto, que ela está muito bem.
Entretanto o Dr. fez o toque para ver como estava o colo do útero, e eis que.... já estava com dois dedos de dilatação.... ah pois é...
Então agora é caminhar, acabar o repouso, deixar de tomar o magnésio, para estarmos no hospital na quarta-feira, antes das 9 da manhã, prontinhos para receber a nossa princesa...
Como estamos sem Internet, vai demorar algum tempinho até pormos aqui notícias nossas...
Portanto, pensamento positivo, vai correr tudo mais que bem; só espero que seja rápido e quase indolor.......
Até um dia destes....

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

1978 VS 2008


Situação: O fim das férias.
Ano 1978:
Depois de passar 15 dias com a família atrelada numa caravana puxada por um Fiat 600 pela costa de Portugal, terminam as férias. No dia seguinte vai-se trabalhar.
Ano 2008:
Depois de voltar de Cancún de uma viagem com tudo pago, terminam as férias. As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão, seborreia e caganeira.

Situação: Chega o dia de mudança de horário de Verão para Inverno.
Ano 1978:
Não se passa nada.
Ano 2008:
As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão e caganeira.

Situação: O Pedro está a pensar ir até ao monte depois das aulas.
Assim que entra no colégio mostra uma navalha ao João, com a qual espera poder fazer uma fisga.
Ano 1978:
O director da escola vê, pergunta-lhe onde se vendem, mostra-lhe a sua, que é mais antiga, mas que também é boa.
Ano 2008:
A escola é encerrada, chamam a Polícia Judiciária e levam o Pedro para um reformatório. A SIC e a TVI apresentam os telejornais desde a porta da escola.

Situação: O Carlos e o Quim trocam uns socos no fim das aulas.
Ano 1978:
Os companheiros animam a luta, o Carlos ganha. Dão as mãos e acabam por ir juntos jogar matrecos.
Ano 2008:
A escola é encerrada. A SIC proclama o mês anti-violência escolar, O Jornal de Notícias faz uma capa inteira dedicada ao tema, e a TVI insiste em colocar a Moura-Guedes à porta da escola a apresentar o telejornal, mesmo debaixo de chuva.

Situação: O Jaime não pára quieto nas aulas, interrompe e incomoda os colegas.
Ano 1978:
Mandam o Jaime ir falar com o Director, e este dá-lhe uma bronca de todo o tamanho. O Jaime volta à aula, senta-se em silêncio e não interrompe mais.
Ano 2008:
Administram ao Jaime umas valentes doses de Ritalin. O Jaime parece um Zombie. A escola recebe um apoio financeiro por terem um aluno incapacitado.

Situação: O Luis parte o vidro dum carro do bairro dele. O pai caça
um cinto e espeta-lhe umas chicotadas com este.
Ano 1978:
O Luis tem mais cuidado da próxima vez. Cresce normalmente, vai à universidade e converte-se num homem de negócios bem sucedido.
Ano 2008:
Prendem o pai do Luís por maus-tratos a menores. Sem a figura paterna, o Luís junta-se a um gang de rua. Os psicólogos convencem a sua irmã que o pai abusava dela e metem-no na cadeia para sempre. A mãe do Luís começa a namorar com o psicólogo. O programa da Fátima Lopes mantém durante meses o caso em estudo, bem como o Você na TV do Manuel Luís Goucha.

Situação: O Zézinho cai enquanto praticava atletismo, arranha um joelho.
A sua professora Maria encontra-o sentado na berma da pista a chorar.
Maria abraça-o para o consolar.
Ano 1978:
Passado pouco tempo, o Zézinho sente-se melhor e continua a correr.
Ano 2008:
A Maria é acusada de perversão de menores e vai para o desemprego.
Confronta-se com 3 anos de prisão. O Zézinho passa 5 anos de terapia em
terapia. Os seus pais processam a escola por negligência e a Maria por trauma emocional, ganhando ambos os processos. Maria, no desemprego e cheia de dívidas suicida-se atirando-se de um prédio. Ao aterrar, cai em cima de um carro, mas antes ainda parte com o corpo uma varanda. O dono do carro e do apartamento processam os familiares da Maria por destruição de propriedade. Ganham. A SIC e a TVI produzem um filme baseado neste caso.

Situação: Um menino branco e um menino negro andam à batatada por um ter chamado 'chocolate' ao outro.
Ano 1978:
Depois de uns socos esquivos, levantam-se e cada um para sua casa. Amanhã são colegas.
Ano 2008:

A TVI envia os seus melhores correspondentes. A SIC prepara uma grande reportagem dessas com investigadores que passaram dias no colégio a averiguar factos. Emitem-se programas documentários sobre jovens problemáticos e ódio racial. A juventude Skinhead finge revolucionar-se a respeito disto. O governo oferece um apartamento à família do miúdo negro.

Situação: Fazias uma asneira na sala de aula:
Ano 1978:
O professor espetava duas valentes lostras bem merecidas. Ao chegar a casa o teu pai dava-te mais duas porque 'alguma deves ter feito'.
Ano 2008:
Fazes uma asneira. O professor pede-te desculpa. O teu pai pede-te desculpa e compra-te uma Playstation 3.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

E enquanto esperava no carro....

Reparei que temos pancas mesmo estranhas..... (Não vou falar das minhas especificamente, mas das pancas universais...)

À frente do meu carro estava um parquímetro, ou "parcómetro" como já vi por estas bandas. E pus-me a pensar que raio de mania a nossa, quando vamos pôr a moedinha, temos sempre o hábito de pôr a mão para ver se algum distraído lá deixou uma moeda. Como fazíamos quando éramos miúdos e não havia telemóveis e lá íamos nós às cabines, mas nunca sem ver primeiro se havia moedas. Acho que, se hoje ainda passar por alguma, lá meto a mão..... Bem, com esta do parquímetro ainda há bem pouco tempo ganhei UM €URO!!!

Isto de se estar dentro de um carro a observar é muito engraçado. Podemos ver nos outros as figuras que às vezes fazemos e nem damos por elas.

Estava um rapazeco na fila, à espera que a S.S. abrisse, e saca de um iogurte líquido. Desenroscou a tampa, tirou a película de alumínio e o que fez? Claro, o que toooooooooda a gente faz (menos eu!!!!), que foi........ LAMBER A TAMPA......
Não percebo, desde miúda, desde que o meu pai me mandava lamber as tampas dos iogurtes e eu recusava.... que não percebo porque raio temos que lamber as tampas dos iogurtes. O meu pai fazia e faz isso, toda a gente o faz, e pior..... o papá cá de casa também faz, o que quer dizer que, por imitação, a Mafaldinha também vai fazer.... ou não....
O meu pai dizia que na tampa também havia iogurte para comer; e já a avó Custódia dizia "migalhas também é pão". E eu concordo... mas será mesmo que aquele bocado de leite coalhado na tampa nos vai matar assim tanto a fome????

Prioridade, ou talvez não....

Pois é, mais uma das vantagens de se estar grávida é, sem dúvida, termos prioridade em todo o lado..... Na conservatória, nas finanças, até no supermercado há caixas prioritárias para nós.....
Hoje fui à Segurança Social bem cedo entregar a minha baixa. Fui levar o papá ao trabalho, estacionei bem em frente à S.S. às 8:52, (que sorte...) e lá fiquei, no carro, à espera que fosse hora de abrir, e que aquelas 50 e tal pessoas (pois, ainda não tinha aberto e já lá estavam 50 e tal pessoas...) entrassem, para eu depois, orgulhosa do meu barrigão, entrar lá dentro e apoderar-me de uma senha PRIORITÁRIA!!! Ah que orgulho filhota.....
Lá fui; entrei eram 9:13. Tirei a bela senha, era o nº3, e já tinham chamado o nº1. Lá fiquei, sentada à espera da minha vez, enquanto ia pensando "ai valha-me, está aqui tanta gente, e cheira tão mal, e esta gente não toma banho, ai que horror o cabelo daquela senhora.... será molhado, gel, sebo, ou creme nívea como a Tia Palmira punha no cabelo, vá-se lá saber porquê.... e se está aqui alguém com gripe? Ai que isso é que ia ser bonito....."
Entretanto as outras senhas, não prioritárias, iam sendo chamadas. Piiiii.....Piiiii..... Piiiii..... E as prioritárias lá estavam, ainda no nº1.... E passaram 10, 20, 30, 40 minutos..... Até que vi que uma senhora, que tinha entrado há 15 minutos, e tirou uma senha normal, tinha acabado de ser chamada. E eu ali, com uma senha supostamente prioritária, há 40 minutos.
Pois claro que me levantei a bufar e fui falar com a senhora segurança da entrada e disse: "mas desculpe lá, não era suposto alguém chamar as senhas PRIORITÁRIAS?????? É que eu devia estar em casa de repouso, nem devia estar aqui, e estou aqui há quase uma hora, a ver que ninguém chama!!!" "Pois, sabe, só está uma pessoa a atender essas senhas....", e lá foi ver o que se passava.
Fui-me sentar a rosnar, e, quando me estou prestes a levantar para ir tirar uma senha normal, chamam o nº2! E já lá iam 50 minutos.... Mais um minutinho e lá me chamaram... Lá fui tratar do que tinha que tratar, e a srª que me atendeu ainda diz à outra: "Achas normal? Agora metem-me a atender as prioridades, dizem que está muita gente..."

Claro que nem respondi, fingi que nem ouvi; tão feliz que ando e vou ver hoje a minha princesa, que não quis começar assim mal o meu dia.....

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Leite mágico e farinha Pensal....

Quando era mais novita, ia passar muitas temporadas a casa da minha prima "Chhhhhãozzzzhhhhinha" porque o marido viajava bastante. Assim lá ia eu de mochila aviada para casa do Eduardinho e do Francisquinho (que entretanto cresceram e tornaram-se os meus belos padrinhos de casamento). E lá passávamos noitadas a jogar Monopoly... Ui, o que e adoro o Monopoly.... (E lá está, é como a Barbie.... adorava, e só tive a primeira com VINTE E CINCO anos... olhem, obrigadita.... e Monopoly, comprei o ano passado a versão minúscula, de viagem.... que não é o mesmo.... PAI NATAL, OFERECES-ME UM MONOPOLY? DOIS!!! UM SÓ COM NOTAS E UM COM A VERSÃO MULTIBANCO????)

Enfim.... e nestas idas, lá eu fazia um leite muito bom, com chocolate, e era muito bom porque não tinha....caroços.... E o que são caroços??? Ah pois é..... O meu leite era mégico!!!! Porque o chocolate dissolvia-se todinho todinho no leite, não havia cá aqueles borrões de pó que só chateiam..... E assim nasceu o meu leite mágico, a minha bebida preferida, sempre..... Até hoje, com 31 anos, prestes a ser mãe de um precioso rebento, continuo a dizer ao marido: Amoooooor, fazes-me leitinho mágico??? E ele sabe perfeitamente o que é..... E é tão bom poder partilhar estas pancas com alguém.....

Uma outra cisa de que me recordo muito bem é da farinha Pensal. Ui, que maravilha, comidinha lá em casa da avó Bicas. Desde há algum tempo, uns anitos, que quando vou às compras procuro o raio da farinha Pensal, e nada.... Deve ser por aqui ser o fim do mundo, ou lá perto, e os distribuidores não darem com isto.... É certo é que nem Modelo, nem Pingo Doce, nem coisa nenhuma.....

Um destes dias, vou ao Intermarché comprar meia dúzia de coisas, e ao passar no corredor dos cereais, vejo o quê, mesmo à minha frente, na prateleira de baixo, rente ao chão????? FARINHA PENSAL!!!
Se fosse um filme, esta imagem seria em câmara lenta, com aqueles pacotes todos a brilhar como estrelas, tudo à volta desfocado, e eu, a correr em câmara lenta, de tigela em riste e lágrima no olho.....
E comprei dois pacotes. Pois, não vá o diabo tecê-las e eu tenha que andar mais uns anos à procura da dita... Um já marchou, já cá canta.... na minha barriga, rabo e pernas. E nós agradecemos....

Amizade... (especial para a Nicas)

Nunca fui de grandes amizades. Aliás, de ter muitas e muitas amigas.... Mas fui de fases.... Tinha a amiga de infância, a Gina (chama-se Regina, imaginem que nome mais doce...); na primária não me recordo de nenhuma em especial (só me lembro de uma Raquel irritante que no Natal e nos anos fazia questão de levar toooooodas as prendas que o pai embarcadiço lhe tinha trazido.... era o carro da Barbie, a Barbie, a casa da Barbie....... enfim....), nem no 2º ciclo, e depois tive a Tina no 3º ciclo, e a Susana, no secundário.
Na faculdade conheci algumas das que viriam a ser as minhas grandes amigas até hoje, e assim espero que se mantenham. São a Nicas, a Cuca, a Guita, a Sofia (porta-chaves) e a Martelha. (Atenção, ordem aleatória!!!)
Cada uma delas tem uma importância especial na minha vida; sei que posso contar com todas, e elas comigo. São aquelas pessoas especiais que nos fazem sentir que vivemos, que nos acompanham nos bons e nos maus momentos, que estão lá para nos dar um abraço, uma cacetada, jogar singstar, e até para fazer kms e kms só para almoçarem connosco....
É para estas amigas que mando um beijinho muito grande e especial (já sei que só três aqui vêm.... hum se calhar devia despromover as outras....), mas vai um que é um bocadinho mais especial, que é para a Nicas.
Vivi com a Nicas um ano e qualquer coisa. E vivemos mesmo em harmonia, coisa super simples, como se vivêssemos juntas desde sempre. Com ela partilhei uns belos litros de martini bianco com 7up (ai que saudadessssssssssss............. ui.......... quando deixar de amamaentar é que vão ver.....), partilhei muitos "buzz", muitas noites de loucura na Pedra do Couto, muita cuspidela de caroços de maracujá, e até me tirou o aparelho dos dentes quando vomitava (e ao mesmo tempo tirava fotos, né......????? mas deixa que a vingança cá está bem gravadinha....)....
Enfim, e este beijinho especial vai para a Nicas porque ela anda um cadinho em baixo.... É daquelas pessoas tipo íman.... que quando é para ter azar, lá vem ele em força.... É como diz.... até nos dias que tem sorte, os pássaros lhe cagam em cima.... De vez em quando tem alturas em que, tudo o que podia correr mal, corre mesmo mal.... E ela merece tanto que lhe corra tudo bem.....
Mas deixa Nicas, porque como diz a minha Bicas, o Diabo não espreita sempre atrás da porta.... ele também se distrai.... Portanto vais ver que vai correr tudo muito bem; pode tardar, mas chega..... Porque tu mereces tudo de bom, és linda, és amiga do coração, e eu gosto muito muito muito de ti. Já viste, só isso vale ouro, porque eu gostar de alguém, uff, uff.....
Uma beijoca muito grande para ti, minha querida, e não desanimes, vai correr tudo bem......

(Sua cabrona, eu a escrever esta linda dedicatória de amor, e tu nem a vens ver??? Mereces???? Hein??? Mereces, a tua sorte é que mereces........)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Compras, compras e mais compras...... e... "até lhe lambes o rabo...."

Bem, esta semana que passou lá nos decidimos a ultimar as comprimas para a bebé e para a mamã...
Lá comprámos mais uns babygrows, uns bodies, umas calcinhas interiores, uma banheira muito linda cheia de flores às cores, 2 variedades de chuchas (não vá ela não se adaptar a uma, e está lá a outra).....
E depois uma panóplia (esta palavra é muito in....) de coisas para a mamã.... Eles são discos para pôr nas mamocas, são mamilos de silicone, soutiens de amamentação, cuecas descartáveis..... Onde já se viu, ah pois, somos mamãs e deixamos de lavar a bela cuequinha; ora venha uma cueca descartável, que assim tiro e vai para o lixo, directinha.... Aliás, pensando bem, toda a nossa roupa deveria ser descartável; assim não a lavávamos, estendíamos, apanhávamos, passávamos e arrumávamos.... Era um mundo muito mais feliz.... Para mim e para o roupeiro do meu escritório, em tempos.... (Sim, em tempos, porque agora está tão organizadinho, e sem roupa por passar, que até mete dó só de olhar....)

Entretanto, o papá..... Super baboso como sempre, vê o quê hein????????
Um magnífico, um belo, um reluzente, um VERDE...... CHUPA-RANHOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ah, se é para comprar o que é preciso, e se toda a gente usava (a minha irmã e prima), então é porque faz falta, e é bom! Então, o papá, orgulhoso, lá põe o chupa-ranhos juntamente com o resto das compras, todo orgulhoso....

Descartei-me logo, e disse que ia comprar um dos novos, que ouvi dizer que há, que não é preciso chupar, aspira-se com a mão. Resposta do papá....

"Ah, depois quando ela nascer até lhe lambes o rabo...."

E pronto, está bem..... toda a gente me diz que quando são os nossos filhos nos passam as nojeiras todas; como diz a minha prima, depois o ranho dela até vai saber a mel ( mas tu andaste a provar ranho da Joaninha ou quê???? Blhargh..... Sempre foste muito porquinha...). Não fosse eu não gostar nada de mel, até arriscava provar...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ah pois, já lá vai o tempo....

Quando engravidei e me senti extremamente mimada, uma amiga disse: Ah, aproveita agora enquanto estás grávida; depois ninguém te liga..... É só bebé, bebé.... e ninguém se lembra de ti....

O marido todos os dias liga aos papás para saber como estão. Quando estava com ele e os pais perguntavam como ele estava, respondia: Estou bem, já estou aqui com a minha princesa (que era eu, claro...).
Eis o meu espanto, e choque, confesso, quando ontem, depois dos pais perguntarem como estava, ele responde, a pôr-me a mão na barriga: Estou bem, já tenho a minha filhota ao pé de mim....

Ah pois é..... Não sei que cara fiz, ou que olhar (provavelmente fulminante lhe lancei), mas corrigiu bem rápido..... "Da minha filhota e da minha princesa...."

Uff.... safaste-te a tempo, malvado........

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Chupa-ranhos....



Quando o meu afilhado nasceu, havia algumas coisas que me faziam confusão, como por exemplo o cheirete nauseabundo que emanava daquelas fraldinhas pipis quando começou a comer papas.... Entretanto lá me habituei....
Depois havia as coisas que me faziam mesmo muita confusão, ao ponto de me darem mesmo vómitos violentos. Uma dessas coisas é aquilo que eu chamo "chupa-ranhos", mas é conhecido pelas pessoas normais (ou pouco sensíveis, a meu ver...) como aspirador nasal.

Ora bem, é assim um.... como hei-de chamar.... Um utensílio, pelos vistos muito útil para quem o consiga ter, que serve para aliviar a congestão nasal dos bebés, que, como é óbvio, não sabem assoar-se... Como funciona? Simples..... Coloca-se uma ponta do utensílio na narina do bebé, a outra ponta na boca da mamã, e a mamã, "chluuuuuuppppppppp"..... Literalmente chupa a ranhoca do bebé. Claro que entre a narina e a boca está um reservatório que impede a passagem do muco de uma ponta à outra. E ainda bem que esse reservatório é transparente. Porque, se não bastasse o barulho que faz a chupar o ranho, ainda fica ali, para o vermos. Ah papás orgulhosos!!! "Que bela ranhoca que saíu da narina mais linda da minha princesa!!!"
Reparem bem no ar super feliz da mamã da fotografia, hein....

Agora que estou prestes a ser mamã, confesso que ainda continuo a não ceder à enoooooorme tentação de comprar um chupa-ranhos.... Nem sei como aguento..... Já ouvi dizer que há por aí uns aspiradores nasais em que se aspira com a mão, não com a boca. Esses sim, dignos de serem chamados aspiradores nasais e não chupa-ranhos.
Esta é uma daquelas partes em que acho que vou chamar o papá para pedir uma mãozinha, ou quem sabe, uma boquinha.....

Memória de infância...


Ao ler o blog da minha prima "Mauínha", e uma vez que, pela (relativa) pouca diferença de idades, passámo-la grande parte juntas, relembrei algumas coisas.... Além do alcatrão atrás da casa da Bicas onde brincávamos, das aulas de francês que a Mauínha nos dava com o livro do Pattapouff (tal era o trauma que ainda me lembro...), do leite com Toddy, do Tulicreme, da Fanta de laranja que cada vez que bebo me lembro dos tempos da Preparatória.... Lembrei a minha prima de duas músicas que ela nos obrigava gentilmente a dançar e a aprender. "Nos", a mim e à minha irmã Sissi. Claro que a Mauínha já cantava as palavras em Inglês, e nós era só mesmo a parte do refrão, o resto era mais semelhante a uma mistura de grunhidos com ucraniano e crioulo...

A música que eu adorava era esta em cima, "Words don´t come easy" de F. R. David. Era um slow muito bonito... Até ontem eu questionava a minha prima porque é que a música era "please, don´t come easy", que achava assim um bocado badalhoco, mas afinal não é bem assim.... afinal e "words, don´t come easy".... Melhor, melhor....

Agora ouçam-na, pode ser que se lembrem dela e recordem, como eu, alguns pedaços da vossa infância, ou juventude..... Ahm e vejam só se o senhor não é uma mistura de Tony Carreira com George Michael? A sério, achei mesmo.....

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Amor...

Bem, falar de amor é no mínimo muito difícil e complicado. Por mais que se leia, se ouça músicas sobre o tema, cada um tem a sua definição de amor. E ele há vários tipos; o amor de marido-mulher, de pais, de filhos, de amigos.... E cada um vivido de diferentes formas por diferentes pessoas. É assim um bocadinho como a felicidade, cada um tem a sua noção de felicidade, cada um tem as suas pequenas e grandes coisas que o fazem feliz.
Pensei em leis do amor, que todos que amassem deviam ser leais, companheiros, amigos, fiéis, cúmplices.... mas afinal quando se ama, essas "leis" estão implícitas... Quem ama não trai, não é desleal. Quem ama põe o outro acima da sua felicidade, ou em paralelo com ela. Quem ama e se sente amado, vê a sua relação como una, como se os dois fossem um só, e só faz sentido fazer o outro feliz.

Eu amo-te, muito! Amo-te porque me completas. Como se me faltasse qualquer coisa, uma peça num puzzle, que tu vieste preencher, e coubeste na perfeição. Não te sei dizer porquê, acho que estas coisas não se explicam. Amo-te só porque sim, fazes-me feliz porque sim. Como se fosse assim desde sempre, e não fizesse sentido de outra forma. É assim porque sim....
São pequenas-grandes coisas que fazem de ti uma pessoa especial.
Não só porque me levas o Maltofer à cama todos os dias para eu não me esquecer de o tomar em jejum, porque me puxas as orelhas se não tomo o magnésio, porque ficas preocupado se não atendo os telefones e pensas que me aconteceu alguma coisa e posso precisar de ajuda, porque me levas o pequeno-almoço à cama mesmo quando acordo às 7 da manhã com fome ao domingo, porque fazes um leitinho mágico como ninguém, porque me compras Cadbury de avelã (mesmo quando sabes que não posso engordar...), porque me coças as mãos, os braços e a cabeça TODAS as vezes que te peço, mesmo quando estás cheio de sono, porque me fazes surpresas e todas as vontades e mais algumas..... Amo-te porque também me amas, pela forma como o fazes, e como me fazes sentir especial e importante na tua vida; fazes com que a minha vida tenha mais significado.

E como dizia o outro (pronto, o Ronan Keating):

"I love the way you love me;
strong and wild,
slow and easy,
heart and soul,
so completly....
I love..... The way you love me..."


(Ah, mas não te desculpo quando me obrigas a ver o Sobrenatural.... Blhargh..... gravíssimo isto, hein....)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Novas da Bomboca...

Mais uma consulta....
A nossa bomboquinha está boa, a desenvolver-se muito bem. Pesa 1200g, e mede cerca de 37cm. Está cada vez mais linda, e nós cada vez mais ansiosos que chegue Novembro para a ter nos braços. Pois, Novembro, não antes....

Porque a mamã achou que podia ajudar o papá a preparar o quartinho da filhota, e como está cheia de energia, pimba, toca de fazer riscas, apagar, pintar..... E agora temos que fazer algum repousozito..... Depois a comer e dormir como é que o Dr não quer que a mamã engorde..... Mas pela filhota, tudo......

Ok, da esposa também...

Um dia destes acabou-se o detergente da máquina da louça, e nós com a máquina cheia.

- Amor, então e se pusermos detergente normal da louça? Há-de ser igual não achas? - digo eu, numa de inteligente....
- Não, acho que não, ainda começa a sair espuma pela máquina, já viste? - diz o marido, convencido do que estava a dizer....
- Oh, achas? As máquinas isolam, então, senão estava sempre a sair água e espuma, não sai assim espuma cá para fora... - digo eu...

Feita espertalhona, como é meu hábito, lá pus Fairy sabão natural, e programei a máquina para lavar durante a noite. De manhã, o maridão acorda e vai sozinho para baixo, buscar o pequeno-almoço à princesa, com fome, como sempre....
Chega lá abaixo, e ouço:

- SSSEENNIIIIIIIIIISSSSSGGAAAAAAAAAAAA!!!! Importas-te de vir cá abaixo se faz favor??????????????

- Ai, não me digas que aconteceu alguma coisa à Guga (a nossa tartaruga inteligente e amistosa que está temporariamente na cozinha)...

- Não, não foi à Guga, anda cá abaixo ver....

Ok, chego à cozinha e.......... Ela era água, ela era espuma...... Na máquina, no chão, no tapete.... Que felizmente ensopou grande parte da água e espuma que.... saíram da máquina.... Upssssss....

Portanto, conselho: NADA DE DETERGENTES IMPRÓPRIOS PARA MÁQUINAS DA LOUÇA!!!
Claro que depois foi preciso pôr a máquina a lavar no programa rápido com a louça lá dentro, e sem detergente algum, tal era a espuma que estava lá dentro.

Ok, não é só o marido que tem coisas destas, pronto......

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Algumas do marido...

Num almoço na nossa mesinha de quintal (de jardim, quintal é brega....), o marido avisa-me, atencioso, dos "perigos" de rebentar um olho do choco com tinta que estávamos a comer.
A conversa foi assim....

"Amor, olha, cuidado quando tirares os olhos do choco, porque se os furas, espirram a tinta." - diz ele
"Nem penses que eu vou tirar os olhos aos chocos, eu nem gosto das cabeças. Eu dou-tas, e tu que as comes, tiras os olhos" - digo eu

Às tantas, a meio do almoço, assusto-me com um salto enorme que deu. Seria um bicho que saltou para cima dele? Uma mosca? Não......
Olhei para ele, e tive um ataque de riso do tamanho do mundo.... Lá estava ele, lindo, parado, completamente salpicado de preto; era óculos, t-shirt branquinha, antes às riscas e agora com pintas, e a cara, completamente salpicada. Ri-me tanto..... Mas obrigada amor, pelo aviso...



Andamos a a pintar e preparar o quartinho da Mafaldinha. Enquanto tirava os cortinados da janela, olhou para casa da nossa vizinha, e diz:
"Hum.... o quarto do sacaninha aqui da frente dá mesmo para a janela do quarto da Mafalda. Já estou mesmo a vê-lo a espiá-la à janela..."

Pormenor.... O "sacaninha" aqui da frente tem uns 4 meses......

sexta-feira, 31 de julho de 2009

O roupeiro do meu escritório... Parte II

Ah pensavam o quê??? O roupeiro do meu escritório é pior que os filmes d' "O Padrinho".....
Cá andamos em (des)arrumações por causa do quarto da nossa bomboca. Hoje virei-me para o.... xaran..... roupeiro do meu escritório....
Querem saber as novidades? Aquela parte que tinha roupa e roupa e roupa.... já lá não está..... ah pois é..... Portanto dividimos em quatro partes.... uma foi para a sogra, outra passei a ferro (e está no sofá da sala à espera que alguma alminha a arrume), outra dei (os pobrezinhos agradecem, e eu agradeço também), e outra passou para um cómodo cantinho do chão do escritório.... Eh eh eh.....
Bem, mas falemos do que me traz aqui.... O lado direito do roupeiro.

Então não é que decidi arrumar o lado direito para poder organizar tudo e dar uma limpeza por dentro. Achava eu que logo o marido chegava a casa e ficava todo contente de ter o roupeiro a meio caminho da limpeza...

Começo a tirar papéis, recibos, facturas, comprovativos, talões, e outras complicações (passo a publicidade ao Pingo Doce, que pelo que parece até tem um struddel de maçã muito bom, segundo o marido e o cunhado....gulosos, e eu é que engordo.... Blhargh...)... Adiante....

Dei comigo a tirar tudo cá para fora, para a secretária, e o engraçado é que quanto mais tirava, mais papéis de lá saíam. É só imaginar a cartola de um mágico, na altura em que ele puxa aqueles lenços maravilhosamente pirosos, e não acabam de sair.... Assim estavam estes papéis.....

Portanto cá estou, entretida, a organizar papéis. A dividir por contas de luz, água, gás, extractos bancários..... que nunca mais acabam..... Acabei por descobrir, por exemplo, que há precisamente dois anos, tinha mais dinheiro no banco que tenho agora, e que afinal até tinha a garantia do ferro de engomar que avariou e acabei por deitar fora...

Calculo que, mais uma horita e tenho tudo arquivado, e depois toca de dar descaminho àquelas Men's Health do marido, (que só ensinam a ficar com abdominais em quinze minutos por dia, e é tudo mentira; pelo menos cá em casa não resultou... és lindo, marido, e eu amo-te muito, tens os abdominais mais maravilhosos...), e àquelas Bebés d´Hoje e Mãe Ideal que ensinam a como não entrar em stress quando os bebés choram (pois, como se fosse possível que eu não vá panicar quando a Maffy destatar num pranto....).

Depois disso, toca de preparar os carapaus para grelhar, porque à hora que acabar isto tudo, há-de ser, concerteza, hora de jantar.

O que vale é que amanhã o marido entra de férias, e já vamos poder partilhar estes momentos de (des)arrumação a dois....

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ah rica sogra....

Finalmente comecei, bem devagarinho para não doer, a pôr a roupa em ordem...Passei na quinta-feira durante uma hora e pouco, e certo, certo é que andei até sábado à tarde para me endireitar, tal era a dor nos costados... Gravidérrima (não pelo tempo em si, mas pela barriguinha bastante proeminente...), com mais 8kgs, não é fácil....

Eis que a minha bela sogra se lembra de se oferecer para me ajudar a dar conta daquela roupa toda, e me diz para ir arranjando uns cestinhos com roupa, que ela vai passando aos poucos. Minha sogra, aos poucos, aos muitos, é como quiser, nem sabe como lhe agradeço.... Ajudar-me a combater aquela infestação de roupa que me apareceu no roupeiro, foi das melhores propostas dos últimos tempos....

Isto de se estar grávida da primogénita é um espectáculo.... É tudo para a neta, tudo pela neta.... E assim mesmo é que é, não fosse ela vir a ser a melhor neta do mundo. Pelo menos, a dos meus sogros.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Não podia deixar de me rir com este comentário.....

A "monga" da minha irmã mais velha, (bem, monga é um termo carinhoso como nos tratamos.... há pior, mas ficava mal escrever aqui...), escreveu este comentário no meu post sobre o meu roupeiro. Adorei, simplesmente, e reparem bem na parte a negrito. A minha bomboca ainda não nasceu, mas a ideia do roupeiro extra já me agrada....... Eh eh eh....

(Beijocas para ti mana mais velha, Sissi, e outra para ti, mana mais nova Fifi. Não percebo porque é que se uma é Sissi e outra Fifi, porque é que eu fiquei Senisga.....)

E aqui vai o comentário:

"Hello! Não percebo? Passar a ferro? Fosga-se eu cá é raro, só mesmo o essencial. Não te preocupes que qd a tua filha nascer vais ter outras prioridades e uma delas se calhar até vai ser comprar um roupeiro novo para pores mais roupa, aquela que não vais passar por andares a passear a boneca."

Cá estou, quase de férias................

Ah pois é.....
Depois de passar uma eternidade a acabar o livro de sumários (que deveria ser escrito diariamente....), já só me falta mesmo arrumar umas coisitas na sala de aula e deitar uns quantos sacos na reciclagem... Depois, terça-feira já me considero "like a bird".... ok, não tão leve, porque a Mafaldinha não deixa.... Mas merece, minha querida princesa... merece cada quilinho que a mamã tem ganho.....

Hoje comecei bem o dia; fui ao Agrupamento de Escolas onde trabalho, e no executivo disseram para concorrer de novo para lá, porque "queremos-te cá outra vez!"..... E como soube tão bem ouvir isso.... Apesar de a possibilidade de isso acontecer ser quase tão ínfima como ganhar o euromilhões (se jogasse, claro)...
Só ouvir essa frase fez-me esquecer todo o trabalho que tive ao longo do ano com a minha turma de quatro anos (quatro sim, 1º, 2º, 3º e 4º ano!!!). O desgaste de preparar aulas a quadriplicar, de fazer (ou não) sumários a quadriplicar, fazer provas e cotações a quadriplicar.... e o tempo, em vez de se quadriplicar também, "quadriplidividiu-se".... Olha espetem lá com esta palavra nova no acordo ortográfico!!!
Como sabe bem que alguém reconheça o nosso trabalho e nos dê valor. Como sabe bem trabalhar com pessoas competentes, com quem podemos contar e com quem nos damos bem. E para o ano.... será a mesma surpresa de sempre, uma incógnita para onde vou.... Mas a melhor de todas seria sem dúvida ficar a dar aulinhas no mesmo sítio. Isso sim.... Quem sabe???

E agora lá vou eu.... fazer o quê hein??? PASSAR A FERRO!!!!! Lá fui buscar o bendito depois de um mês de ausência, e agora, enquanto vou arrumar a cozinha, preparo-me mentalmente para a loooooonga jornada que me aguarda..... Fazer a folha àquele monte..... Primeiro ao que entretanto cresceu no sofá do escritório, e depois, ah.... depois..... depois acabar com aqueles cogumelos em forma de roupa que tenho no roupeiro....

Bom fim-de-semana!!!!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A nossa Mafaldinha


A nossa princesa foi ( e é) muito desejada pelos papás. A cegonha demorou a trazê-la; desde que viemos morar para este magnífico fim de mundo, tornou-se complicado para quem quer que seja dar com isto. Claro que a cegonha, experiente nestas andanças, já se deveria ter lembrado de comprar um GPS para não demorar tanto tempo a chegar a casa dos futuros papás....
O que interessa é que lá deu com a nossa casinha, e cá nos deixou o melhor presente do mundo; a Mafaldinha. O papá dizia que ela estava a demorar, porque para fazer o bebé mais lindo e mais perfeito do mundo, tinha que demorar e ser feito com muita calma e precisão.... daí a demora....

Cheira-me que esta filhota vai ser muito sossegadinha, porque na barriguinha da mãe porta-se muito bem, não dá muito trabalho. Nada de enjoos, nada de pés inchados (por enquanto), só algumas cãimbras de vez em quando; nada que não se resolva com magnésio extra...
Já se mexe; a mamã e o papá já a sentem, e até já se vê na barriguinha uns reboliços quando ela se mexe. Gosta muito de comer, porque quando a mamã come, ela mexe-se muito... sua gulosa... E gosta que o papá a coce; quando o papá coça a barriga da mamã, ela mexe....

No sábado lá fomos vaidosos à consulta; ela está muito linda..... Está quase com 30cm, um bocadinho acima da média, e pesa 650g.... que grande princesa!!!

A mamã é que está um bocadinho acima da média.... Ah pois é.... Parece que não me tenho portado muito bem com "certas" comidas, como com a fruta, e já engordei 8 belos quilos..... (Fruta, eu culpo a fruta.... não tem nada a ver com aquelas pizzas, aqueles caracóis, as tostas de galinha, os cornetos, os mil-folhas.... a fruta e aquele ferro que tomo de manhã em jejum e que é super doce....)....

Aprendi que, além de todas aquelas coisas que de vez em quando como e me fazem muito mal, ando a comer fruta que não me faz muito melhor.... Portanto, há umas 4 semanas que não entram maçãs ou pêras no meu organismo, porque quis aproveitar as deliciosas frutas de Verão, e farta de maçãs e pêras já eu andava.... Aprendi então que: banana, uma por semana; figos nem vê-los, assim como aos (deliciosíssimos) pêssegos amarelos, melão e cerejas. Pêssegos amarelos no máximo um dia sim dia não. O melhor mesmo é comer 3 peças de fruta por dia, e dia sim, dia não, posso comer uma das outras peças que tanto adoro.
O objectivo não é perder peso, porque nesta altura não se quer nada disso, mas é tentar baixar o nível de glicose, já que a minha análise da diabetes rasou o limite, e não aumentar muito o peso até à próxima consulta.

De resto foi maravilhoso, como sempre, vê-la. Fartou-se de mexer a boca, parecia mesmo que estava a mastigar. Devia estar a sonhar com um figuinho, um pêssego..... E tem sempre uma mãozita na cabeça, como se se estivesse a coçar, e quando a tentamos ver de frente, adivinha, e põe as duas mãozinhas fechadas a tapar os olhinhos. É muito envergonhada, a nossa princesa...

Docinho, estamos desertinhos que chegues, de te poder ter nos braços, encher-te orgulhosamente de baba e de mimos, sentir o teu cheirinho a bebé, e de confirmar, finalmente, que és tal e qual a mamã..... eh eh eh....

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O roupeiro do meu escritório...


Ora bem, o roupeiro do meu escritório é uma caixinha de surpresas..... Até para mim, de cada vez que o abro....

Estou sentada a trabalhar na minha secretária, ou pelo menos devia (estar a trabalhar...), e a pensar em mil e uma coisas ao mesmo tempo....

- ai o Bruny quando vir isto já não me vai montar a piscina, para castigo (é a primeira coisa que me vem à cabeça...);

- ai que tenho os sumários para acabar e nunca mais...;

- nunca mais estou de férias, mesmo férias, com o Bruny, para acordarmos tarde e a más horas....;

- a Mafaldinha nunca mais nasce, com quem será parecida? Ah, tomara que seja igualzinha a mim.... (desculpa amoí....);

- tomara que comece a preparar o quarto dela, a pintar, a decorar.... ui tanta coisa que temos que comprar....

e por fim, depois de mais umas quantas centenas de coisas; umas quantas centenas de coisas que me passam pelo pensamento, eis que olho em frente e vejo o
roupeiro-do-meu-escritório...

Como dizia em cima, autêntica caixa de surpresas, até para mim, de cada vez que o abro.... Vamos lá perceber porquê....

É grande, pode-se dizer, e tal como todos os espaços grandes, alberga uma série de coisas que não fazem falta a ninguém, e que vamos juntando ao longo dos anos.
Comecemos pelas 5 prateleiras, cheias de dossiers que não abro há pelo menos 3 anos; umas dezenas de revistas de bebés com pelo menos 3 anos, e que já não leio, porque em tanto tempo desactualiza muita coisa; as minhas caixas de pinturas; a caixa de ponto de cruz (com um babete inacabado para a Joaninha quando nascesse - note-se que a Joaninha fez SEIS anos em Abril...); e uma pilha de facturas e talões por arrumar que, bem empilhadinha, dava cerca de 50 cm de pilha.....

Depois temos em cima uma prateleira com a largura de todo o roupeiro; a minha fantástica colecção em VHS, sim, VHS, de
Era uma vez a Vida... Uma colecção que um dia há-de valer muito dinheiro, porque além de completa, 99% das cassetes estão fechadas....(vídeos, mas onde é que ainda há vídeos?????).

Nesta prateleira há ainda os meus fatos de Carnaval, o de palhaço, o de Margarida, e o de pescador. Há todos os meus manuais da pós-graduação, que provavelmente nunca mais abrirei, e do curso do Bruny, que terão o mesmo destino que os meus, um dia.... (reciclagem).

Mas no meu roupeiro, o que mais me surpreende, sem dúvida, por dois motivos, é a porta do lado esquerdo.... Aquela que me recuso a abrir e só por acidente ou distracção o faço...

Motivo 1 - O Crescimento
No fundo, só tem roupa....... Quer dizer, não é bem no fundo.... é no fundo, no meio, e em cima..... É roupa que não acaba; roupa para passar a ferro, que me cresce no roupeiro que nem cogumelos no meio do mato. Roupa que me assusta cada vez que a vejo, que me faz perguntar; afinal como é que ainda temos roupa para vestir, se está quase toda aqui????


Motivo 2 - A Lembrança
Este segundo motivo é muito engraçado.... É porque quando às vezes abro esta porta e me caem algumas peças de roupa em cima, acabo por descobrir algumas que não via há algum tempo.... Ah que nostalgia...

Ah, compreenda-se que o meu ferro maravilhoso a vapor está avariado há um mês!!!! Faz precisamente hoje um mês que foi para arranjar!!!! Senão esta roupa estava toda em ordem
(ah pois estava....)...

Chego à conclusão que algo se passa com este lado do roupeiro; quem sabe é mágico.... Por isso vou tentar 3 coisas...
1) Colocar umas notas para ver se, tal como a roupa, se multiplicam;
2) Abrir o fechar a porta 3 vezes para ver se a roupa desaparece;
3) Dizer 100 vezes, como fez o Tom Sawyer:
QUERO-QUE-ESTA-ROUPA-DESAPAREÇA!!! OK, tudo bem, o Tom Sawyer disse 100 vezes: quero ser amigo da Becky.... Mas não tem a mesma piada, pois não???

Se nenhuma destas 3 tentativas resultar, tento uma última coisa..... ficar um dia inteiro agarradinha ao meu ferro, e atacar a roupa toda.... Mas até lá, considero altamente provável que uma das anteriores vá resultar.... será???

(Amoí, pode ser???)

Ora, porquê um blog, e logo com este nome???


Simplesmente porque sim...

Às vezes apetece-me escrever palermices ou desabafos, e acho os diários completamente demodé.... Como agora toda a gente tem um blog, e eu sigo alguns, e sou invejosa, também quis um....é tipo a Pandora, estão a ver..... Ah e tal toda a gente tem, não quero.... o que é certo é que tenho uma cheia, e anseio pela chegada da próxima.....

E senisguices porque são palermices (muitas delas vão ser, concerteza) escritas pela Senisga.
Porquê Senisga? Ah, isso fica para outra altura....