domingo, 4 de julho de 2010

New York VS Linda-a-Velha

Não sou grande apreciadora de Alicia Keys. Para mim é a versão feminina de Sting, ambos monocórdicos... Umas musiquitas engraçadas, mas se ouço mais do que uma, parece-me tudo igual.
Opiniões....

Um dia destes, a caminho da escola, ia a ouvir a música nova dela, "Empire State of Mind", e vinha a reparar no refrão, onde fala de Nova Iorque, e sinceramente não acho que seja melhor que Linda-a-Velha.

Nova Iorque não tem muitas coisas que fazem de Linda-a-Velha um lugar especial.... Vejamos....

- não tem a papelaria Gui-Gui, onde todos os anos ia com a minha irmã e avó comprar as coisinhas para a escola, e os livros. Não esqueço o corropio de miúdos com pais ou avós a irem buscar o material para a escola, que o início do ano aproximava-se. Não esqueço os cadernos diários, de capa amarela, que ainda hoje recomendo aos pais dos meus alunos;

- não tem a Bipa, onde ia com a minha avó comprar lãs para os casacos que ia fazer para as netas, netos, bisnetos..... nem o Sr. Joaquim (marido da Bipa) que, apesar de daltónico, sabe sempre onde estão os botões amarelos, as lãs cor-de-rosa, e as linhas verdes para o ponto de cruz ou crochet;

- não tem o Boleeiro, onde tinha medo de ir quando era miúda, pelo número de "agarrados" que lá estavam sempre sentados;

- não tem o café do Sr. Pontes, que já foi o café deste, e daquele, e que agora é do Sr. Rosa.... Mas era no do Sr. Pontes que eu comia bombocas, bolo de arroz, e bebia garotos "de olhos verdes ou oulhos azuis?" como perguntava sempre o Sr. Pontes. E lá me dava o pires com a risca verde, ou azul, conforme a cor dos olhos que eu pedia....

- não tem o Alcobia, a mais pirosa e pobrezita sapataria de sempre, onde normalmente a minha avó só nos comprava chinelos, ou sapatos para ela ou para a Maria, daqueles de "andar por aí..."

- não tem o "homem das malas", que nem sei o nome do Sr.... Era o homem das malas e pronto, nem me lembro o nome.... Uma loja super fina, na altura, com belas malas e carteiras de pele na montra, tudo caríssimo. Na altura de começarem as aulas também vendia mochilas. Monte Campo. Muitas. E nunca tive nehuma. Eram caras. Muito. E eu dizia para mim que não gostava, porque toda a gente tinha. Mais tarde tive uma Eastpak. Mas não era a mesma coisa.... Nem tão cara... Nestas alturas também vendia canetas e coisinhas para a escola. Uma vez fiquei toda contente porque comprei um estojo rosa e preto, fininho, com uma bolsinha fininha presa por uma corrente, e custou-me cem paus!!!

- não tem o relojoeiro. Conhecido mesmo assim. Relojoeiro. Acho que já não há muitos por aí; já só deve haver mesmo aquele. Íamos lá aos relógios e às pilhas. Quando era miúda pedi um relógio ao Pai Natal. Um Swatch muito giro com a bracelete em xadrez, que vi na montra do Relojoeiro. Andei uns dias a chatear os meus pais porque amava o relógio. Quando finalmente consegui convencer o "Pai Natal", fui de manhã bem cedo, e já lá não estava. Nem na montra, nem na loja, nem em nenhuma outra de Linda-a-Velha.... Pormenores...;

- não tem o alcatrão. Quer dizer, tem muito, mas não tem "O ALCATRÃO". Era nas traseiras da minha avó. Não passa de um estacionamento onde brincávamos aos polícias e ladrões quando éramos miúdas. Onde caí, bati com a cabeça e desmaiei a jogar às escondidas. Onde escrevia nas paredes dos prédios a giz, porque já sabia que queria ser professora. E onde havia uma garagem enorme, de uma oficina da Galp, que dava para uma espécie de -1, assim uma cave. Havia lá um cão muito grande, o Leão. Quando as bolas iam parar à garagem, eu nunca lá ia. Não sei se tinha mais medo do Leão ou do Baptista. (O estúpido do homem dono da Galp...)

- não tem o Tropical, um mini centro comercial, que para a altura em que era miúda, era um espanto! Até tinha cinema, e em frente, uma lojinha que vendia gomas. Não havia pipocas, havia gomas, que tinham muito mais açúcar e cores!
;
- não tem a Jóvita, onde a minha avó comprava coisas (lindas, diga-se....) para o nosso enxoval, e pagava em suaves prestações mensais.... Até aparecer o Continente e o Jumbo e nós dizermos "Ó avó, não compre, que no Continente é metade do preço e mais giro....";

- não tem o café da D. Maria com a simpatia que lhe é característica.....;

Enfim, se pudesse escolher, Linda-a-Velha, sempre!!!!

2 comentários:

Mim disse...

Pois então e assim:
- O Sr. das Malas afinal chama-se Sr. Dias, tinha uma filha hiper mega antipática, com uma cara igual à da mãe e que fazia biquinho, e tinha um filho que era um estúpido, mas afinal vim a descobrir que é amigo do meu cunhado e do Luis e que nem sequer é estúpido;
- O Tropical não era assim tão mini, mini-mini era o outro, lá de cima, que deve ter umas 3 ou 4 lojas e que agora varreu-se-me o nome mas se me lembrar já escrevo;
- Tem também a Torre das Flores;
- Tinha os pavilhões da escola de Linda-a-Velha, com umas janelas tipo guilhotina onde me entalei algumas vezes, mas que de longe foi a melhor escola, foi o meu melhor ano, não em notas claro, mas em combibio, e tinha o cantinho onde íamos tomar a bica e não só...;
- Tem um autocarro directo para as Amoreiras onde fui um dia às escondidas comer um hamurguer que nemsabia o que era e que não gostei porque na época não gostava de ketchup, só quando comecei a namorar com o Luis é que provei disso como deve ser e afinal até gosto; (esta não ficou muito bem, pois não?)
- Tinha um parque infantil, com uma vigilante que era a dona Iria, mas que não vigilava nada porque passava a vida fazer renda, sentada com outras velhas (que afinal pensando bem talvez nem fossem assim tão velhas), do lado esquedo da casinha dela e do lado direito havia uma casa de banho e acho que era a das raparigas, e o parque tinha uns baloiços em madeira, os chamados parte-cabeças e queixos, porque quando batiam lá ia um para o hospital, e presos aos ferros por umas longuissimas correntes, tinha também uns cavalinhos que andavam à roda mas que estavam sempre estragados, porque dizia a avó "os matulões vão para ali à noite e partem tudo);
- Tem também a Zélena, uma loja também muito boa e bonita, com belos atoalhados, e colchas edredons;
- Tem a nossa escola, que tinha uma mata, e é a escola mais linda que eu conheço;
- Para além disto tudo tem a Bicas, a melhor avó que pode haver, e tinha o avô Gino, que quando a janela da sala estava aberta já se sabia que ele vinha a chegar porque se ouvia o assobio (e agora estou quase a chorar porque o avô fazia anos amanhã);

E tem lá a nossa familia que é especial porque é complicada, fala alto, tem coisas muito próprias e está a roçar o aciganado.

Bj

Mim disse...

E mais, tinha a D. Graça, que depois passou a ser o Sr. qualquer coisa que era emigrante, e que foi de mão em mão até chegar a cabeleireiro onde se deixa o couro, mas sem esquecer que também foi uma óptica... ;)

Linda-a-Velha só tem mesmo coisas boas. :D